A Lapa ou Gruta da Alzira é um dos principais pontos turísticos de Lavras Novas cheio de lindas formações rochosas esculpidas pela mãe da natureza. Existem várias estórias sobre a Lapa da Alzira.
Uma delas conta que a aproximadamente 300 anos uma escrava chamada Alzira viveu no local após fuga dos seus senhores. A gruta que tem uma pequena abertura, permitia a Alzira viver por ali com certa segurança. Reza uma outra lenda que Alzira seria uma mulher que brigava muito com seu marido, Anastácio. Durante as brigas ela conseguia fugir para a gruta e lá ficava por dias. Certo dia Anastácio a encontrou entretanto não se sabe o que aconteceu depois disso.
►BAIXE GRÁTIS O GUIA TURÍSTICO DE LAVRAS NOVAS
Próximo da Lapa da Alzira encontra-se a Bica de Rosa. Atualmente no local da bica foi construído um reservatório de água potável. A bica leva este nome devido a outro caso que desperta a curiosidade. Uma mulher cujo nome seria Rosa, teve uma filha de nome Nina que se apaixonou por um rapaz chamado Daniel. Rosa não aceitava o namoro e, para conquistá-la, Daniel levava ouro toda vez que ia se encontrar com Nina. Mas Rosa jogava o ouro dentro de uma bica e ainda sempre voltava ao local para ver se o ouro estava lá. Certo dia ela sofreu uma queda e morreu dentro da bica. O local ficou conhecido então como Bica de Rosa.
Como chegar na Gruta da Alzira ?
A pé: Localizada no final da Rua da Fonte, logo após o Mirante da Fonte. Descer a trilha que vai dar na fonte.
Após a fonte, pegar trilha de mata um pouco fechada à direita (prestar atenção na bifurcação, pois existe duas trilhas, uma do lado direto e a outra do lado esquerdo, pegar a do lado direito e andar por mais ou menos uns 50 mts.
Algumas dicas:
• Use protetor solar.
• Leve água para beber.
• Leve sacolas para recolher todo seu lixo. Se possível traga de volta também o de pessoas menos cuidadosas.
• Evite cortar lenha para fogueira. Use só os galhos caídos e apague as cinzas.
• Evite usar sabão nas fontes, riachos e lagos.
• Evite música alta e jogos ruidosos, as pessoas ao seu redor podem estar em busca de silêncio.
• Evite os atalhos nas trilhas que podem provocar erosão.
• Não maltrate as plantas e nem os animais.
Aproveite o final de semana para relaxar ou quem sabe, se aventurar pela natureza.
Venha conhecer os mirantes: Mirante Rua da Ponte, Mirante da pedra, Mirante Entrada da Cidade, ou ainda o Pico do Itacolomi. Conhecer as histórias e estórias de Lavras Novas e seu povo hospitaleiro e ainda dar um pulo em Ouro Preto, fazer o passeio do Trem da Vale.
Conheça nossos pacotes de sexta à domingo ou sábado a segunda e faça sua reserva on-line ou através dos nossos contatos!